Problemas no Estator - A moto parou de carregar a bateria?

DEFEITOS MAIS COMUNS

TITAN 150CC/BROS 150CC (com batería de 7 amperes) Tem surgido um problema de perda de polarização do magneto,fazendo com que a bateria pare de carregar.neste caso,substitua o magneto.




Como descobrir se o defeito é do magneto ou do estator:
Com a moto ligada e a bateria carregada desconecte o plug do estator e siga os testes abaixo:

Coloque o multímetro em 200 ACV:
encoste um pino do aparelho no fio branco do estator e o outro no chassis da moto:
acelere a moto em 5000 giros:
O multímetro marcará entre 100 e 115 volts.
Normalmente quando está com defeito marca entre 50 e 65 VOLTS. Se o valor for entre 95 e 105 volts,o estator está fraco fazendo com que a bateria descarregue facilmente.

OBS:Retire o estator da tampa da moto,verifique se as soldas dos fios estão perfeitas e se os fios de cobre presos à estas soldas não estão queimados,se estiver em perfeito estado o magneto está queimado.

BATERIAS: Normalmente quando a bateria ferve é sinal de que o regulador de voltágem está em curto. Não insista em andar com a moto, pois,no caso de motos corrente continua,pode queimar o CDI. (lembre-se que a bateria suporta no máximo 14,80 volts).

TITAN E BROS 150cc (com bateria de 5 amperes)

Quando a bateria parar de carregar (não troque o regulador ou o magneto )a única solução é trocar a bateria por uma de 7 amperes.

NX FAlCON 400CC:

tem surgido um superaquecimento no regulador de voltagem fazendo com que a amperagem suba queimando assim o retificador,com isso a voltagem exede o máximo(14,80volts). nesse caso antes de substituir o regulador é necessário verificar o estator se está em curto.

Coloque o multímetro em 2000K (Nâo encoste o dedo nos pinos do porque altera o resultado) 
Com a moto desligada desplug o terminal do estator,coloque um pino do multímetro em um dos terminais(fio amarelo)e o outro no chassis da moto. SE o aparelho sair da posição 1 o estator está em curto.

Normalmente a FALCON carrega a bateria com no mínimo 14,50 VOLTS e no máximo 14,80 VOLTS.

Outra forma de testar:

(A moto tem de estar com o motor frio 6 horas depois) Coloque o multimetro na escala de 200 ohms e coloque os dois pinos do multimetro em 2 dos 3 fios amarelos do estator. (com a moto desligada) o multimetro deve marcar entre 1,8 e 2,2 ohms. mantenha um no estator e coloque o outro no chassis da moto o multímetro não pode sair da escala inicial.Se sair,o estator queimou também.

Este teste serve para todas as motos com estator BIFÁSICO E TRIFÁSICO.(confira a relação em DEFEITOS E SOLUÇOES). AINDA SOBRE NX FALCON
Como testar a corrente alternada:

Com a moto ligada e a bateria carregada,solte o plug da bobina de carga do estator(acelere a moto)se a moto não acelerar recarregue a bateria.Se a moto acelerar,(COLOQUE O MULTIMETRO NA ESCALA DE 200 ACV)encoste cada pino do multímetro em 2 dos 3 terminais do estator,acelere a moto em 3000 giros(O VALOR FICA PRÓXOMO A 80 VOLTS).Troque as posições dos pinos nos terminais e os valores serão os mesmos. 

CRYPTON E YBR 125CC CORRENTE ALTERNA.

Ainda não tenho conhecimento de queima de bobina de força dessas motos; quando há perda de centelha, geralmente,é mal contato na ignição ou no mator.

XT E TDM 225CC:

Essas duas motos tem muito problema com o estator. Para saber se ele está queimado, aguarde ele esfriar e siga os seguintes passos:
coloque o multimetro na escala de 2000 ohms.
desconecte o plug da bobina de força.
coloque 1 pino do multimetro no fio verde e o outro no amarelo.(o valor do multimetro tem de ficar entre 488 e 708 ohms).
Tire o pino do fio amarelo e encoste no verde.(o valor do multimetro fica entre 600 e 900 ohms).
Qualquer valor diferente dos valores acima,significa que o estator está queimado.

ESTATORES EM GERAL

Geralmente em um estator frio, sua bobina de carga ou de luz mede entre 1,8 e 2,2 ohms. É comum quando está em curto o valor subir acima de 15 ohms.

Moto corrente continua.

- obs:
todas que não tem bobina de força.

DEFEITO: você quica ou vira no START e não tem CENTELHA.
DEFEITO: bateria pode estar descarregada ou fraca.


DEFEITO: Você quica ou vira no START e só sai uma centelha.

SOLUÇÃO: Você tem um mal contato na Ignição ou no motor.

DICAS: existem 3 tipos de alimentação elétrica:
monofasica EX:TITAN125, CRYPITON, YBR,, SCUTER,, ML/XL125 (aterram na moto).

bifásicas: STRADA - XR200 , NX150/200 - SUNDOWN  MAX 125 (não aterram).

Trifásica::XT E TDM 225, - XT 600,

XTE600,CB400/450DX,CBR450,RD350FALCOM,TWISTER,CRUYZER,VIRAGO,SAARA,
KAZINSKI 125CC RD 125/135 SUZUKI 125/250 CC (TAMBÊM NÃO ATERRAM)

DEFEITO: Motos que não aterram
EX:bifásica e trifásica não estão carregando a bateria: estator pode estar em curto.

COMO TESTAR?:
coloque o multímetro em escala de 20K/ohms (use digital) desplug o terminal do estator, com a moto desligada, escolha um terminal do multímetro e encoste em qualquer um dos fios do estator, coloque o outro terminal na moto, se os digitos sair do 1, o estator está em curto, os estatores tripolares geram entre 13,20 e 14,80 VOLTS. Se a bateria estiver acima deste valor o regulador de voltagem pode estar em curto, se estiver abaixo de 13,20: pode ser o estator ou o regulador. Motos com alimentação monofásica, se mesmo com aceleração alta o farol ficar fraco  com certeza é um defeito típico de estator queimado.

ESTATORES BIFÁSICOS E TRIFÁSICOS

Como testar a corrente alternada.

Com a moto ligada desplug o terminal que liga o estator ao regulador (coloque o multímetro em ACV 200) encoste os 2 pinos do multímetro nos terminais do estator.
Na lenta a moto gera entre 18 e 22 volts e acelerada a moto gera entre 55 e 90 volts. nas motos que o estator tem 3 terminais substitua as posiçoes dos pinos do multímetro e o resultado tem de ser o mesmo.

CORRENTE ALTERNADAS DE ESTATORES TRIFÁSICOS (UM MODO SIMPLES DE
TESTAR).

- Mantenha uma lenta na moto (não acelere a moto no teste).

-Coloque o multímetro na escala de 200 ACV.
-coloque os pinos do multimetro em 2 dos 3 terminais do estator (O valor do multímrtro fica entre 17 e 22 volts).
-troque as posiçoes dos pinos do multímetro (Os valores do multímetro serão sempre entre 17 e 22 volts.-se houver algum valor muito inferior, significa que o estator está queimado.

Se o valor encontrado for muito acima de 22 volts o estator também estará queimado.


Relação de algumas correntes alternadas:

TItan de 2002 a 2005:
(Sempre com a moto ligada e o plug do estator desconectado).

Fio amarelo + terra: moto toda acelerada,entre 85 e 95 volts.

Fio branco + terra: entre 105 e 120
volts.

ML/XL125/e TURUNA Motor OHC :

Fio amarelo + terra: De 30 até 50 volts.
Fio branco + rosa: de 45 a 65 volts.

TITAN/ BROS 150 CC:
Amarelo + terra: De 95 a 110 volts.
Branco + terra: De 110 a 135 volts.

BATERIAS: em média as baterias de moto com o motor ligado e todas as lãmpadas apagadas tem pico máximo de corrente, (moto acelerada 2000 giros) em 14,80 volts. com a moto na lenta, normalmente estabiliza em 13,20 volts. com a moto acelerada se a carga for superior a 14,80 provavelmente o regulador de voltagem queimou.
Na lenta se a carga for inferior a 12,50, a bateria pode estar fraca. se ao acelerar a moto, a carga for inferior a 13,20 o estator pode estar queimado.


BATERIAS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

Ao comprar uma bateria pré ativada,
peça o vendedor para fazer o seguinte teste:
Coloque o multímetro digital na escala de 20 DCV ,o pino vermelho do multímetro no + e o pino preto do multímetro no -.
A bateria tem de estar estabilizada mais que 12,60 VOLTS se estiver menor a bateria está com defeito.
Se a sua oficina for muito distante da loja e voce for comprar uma bateria para ativar, coloque o ácido na bateria e aguarde "uma hora" depois faça o teste se a bateria ficar abaixo de 12,40 também está com defeito.

Corrente continua ou alternada?

Vantágens e desvantagens!

A moto corrente alternada foi criada primeiro. Ela precisa de uma bobina de força que vai gerar uma corrente independente da batería isso quer dizer que mesmo que a bateria perca carga, a moto vai continuar a desenvolver velocidade normalmente.
Por isso precisa ser uma bobina dentro das especificações da fábrica.
Normalmente o consumo da moto não é alterado independente de andar com farol aceso e a batería sem carga.

A moto corrente contínua veio a partir de 2001 (Algumas motos de conpetição procuraram continuar alternadas). O seu perfeito funcionamento depende da batería estar em perfeito estado e com a sua total carga.
Normalmente uma batería fraca faz a moto desenvolver menos e seu consumo aumenta, principalmente ao acender o farol. Porem por não ter bobina de força, a moto so para se der defeito no pulso ou no CDI.

FICA A DICA!!!

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17 Comentários

  1. Gostei, mais no inicio fiquei com uma dúvida para medir o estator que pede p/ medir em 2000k e ficou a duvida por que até que sei vot.é até 200k ai passa a mega; também imaginei 2000 ohm e não K.

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  2. Rebobinei um estator de uma Yamaha nz6 e a só carrega depois de 2000 mil giros, oque pode ser?

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  3. Minha moto não está gerando tenho que trocar o Magneto , tinta 150 2008

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  4. A bateria e nova está descarregando ,

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    1. ou a bateria está com defeito ou o retificador está queimado

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  5. Moto sem faisca e nomba de combustível nao desliga antes de completar seu ciclo de injeção antes da partida.

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    1. Pode ser o CDI queimado... tenta passar um scaner pra ver se tem algum sensor queimado antes de trocar o CDI

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  6. Minha moto está com continuidade nos 3 fios amarelos, está sem continuidade entre os fios amarelos e o chassi e mesmo assim o estator só gera 2 volts nós 3 pinos. Como isso é possível?

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    1. Seu estator está queimado, e quanto aos fios não fazerem continuidade com o chassis é pq eles vão direto pro retificador (regulador de voltagem), não fazem aterramento.

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  7. Tenho uma moto aqui ela gera de mais tanto mo fio amarelo que vai pro farol e nonfio branco que vai pra bateria, ja coloquei rerificador novo mais ele queima, pecebi que m quando a moto ta parada o fio vermelho que ta ligado na bateria vira uma espece de negativo e entra em curto, mais quando a moto funciona fica normal...

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    1. Qual moto que é? Titan, Broz.... geralmente funciona assim o esquema eletrico... sai do estator fio azul, verde, branco, amarelo (sem contar o fio do neutro) fio azul bobina de pulso CKP - fio verde aterramento - fio branco corrente - fio amarelo corrente. Normalmente o fio branco gera com o motor a 5000 giros de 105 a 120 volts alternado e o fio amarelo um pouco menos. O fio amarelo e o branco ambos vão direto pro retificador (regulador de voltagem) e sai no fio vermelho do retificador para a bateria com corrente de até 13,6 volts contínua. Dependendo do modelo da moto.

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  8. Ola.
    Estou com uma burgman 125 2011 injeção.
    Ela queimou o retificador de estufar e sair muita fumaça!.
    Fiz o teste no estator,na lenta ela manda 35 a 45 volts acv.
    Troquei estator e retificador.
    O estator novo me mostrou a mesma medição.
    Ae...achando que o estator estava ruim mesmo novo,levei para trocar,mesmo assim me mostra a mesma medição.
    Mudei o multimetro e manda a mesma voltagem.
    Fiz o teste com uma lâmpada 35wx35w ela acendeu ficou forte e queimou.!
    Estou achando que pode ser o magneto.
    Oque acha?
    Vc sabe como faço para saber se o magneto esta ruim?

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  9. Minha cb300 está descarregando a bateria constantemente troquei a uma semana e já descarregou levei na oficina o rapaz logo falou que era o redificador estou cm dúvida se é o redificador ou o estator

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  10. Tenho uma bros 150 2007 e ela não está gerando para a bateria, troquei estator e bateria e o retificador já foi testado e está funcionando perfeitamente,mais o problema persisti.

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