01) COMBUSTÍVEL: Verificar sempre a sua quantidade e se há algum vazamento.
02) ÓLEO: Não se deve esquecer de averiguar o nível, o período que foi realizada a última troca (atendendo as especificações do fabricante da moto ou do óleo) e um eventual vazamento.
03) PNEUS: Duas coisas devem ser levadas em conta: o estado de conservação e a pressão. A sua segurança depende de ambos os fatores (é perigoso se estiverem "carecas" ou descalibrados (Baixa Pressão)).
04) CORRENTE: Lubrificar sempre, bem como verificar a folga, que deve variar de 15 a 20mm.
05) Freios: Examine a folga, levando em consideração esses dados: Freio dianteiro a disco-5 a 8mm Freio a tambor- 5 a 8mm Freio traseiro- 20 a 30mm
06) EMBREAGEM: Também a folga deve ser conferida. Deve corresponder a um espaço de 2 a 3mm.
07) PARTE ELÉTRICA: Olhe se o farol, os piscas, a luz de freio, as lanternas, as luzes do painel e as buzinas estão funcionando.
08) BATERIA: É importante ver se o nível da solução eletrolítica, completando o que faltar com água destilada.
09) PARAFUSOS E PORCAS: É bom ter a certeza de que estão corretamente apertados.
10) ESPELHO RETROVISOR: Ajustá-lo de modo a obter a melhor visibilidade.
SAIBA COMO SAIR DO APERTO QUANDO A MOTO QUEBRA EM UMA VIAGEM OU LONGE DE CASA OU LOCAL SEGURO.
|
SEU MANET DA EMBREAGEM QUEBROU RETIRE O DO FREIO E COLOQUE NO LUGAR ASSIM VOCÊ PODERÁ SAIR DO LOCAL Obs:ISTO E PARA CG DT ML RD VESPA XL COM O FREIO A LONA.
|
ISTO E PARA MOTOR 2TEMPO
EM CASO DE ACABAR O ÓLEO QUE E VITAL PARA ESTE MOTOR COLOQUE UM POUCO DE ÓLEO COMUM EM UMA DOSAGEM MENOR OU QUEIMADO Obs: NÃO TOME ISTO COMO COSTUME POIS A MOTO EXALARA MAIS FUMAÇA
|
PNEU FURADO EM ESTRADA
COLOQUE PALHA OU PANO DENTRO DO PNEU PARA QUE ELE FIQUE CHEIO E NÃO RASGUE E NÃO DERRAPE PODENDO ASSIM SAIR DO LOCAL QUE PODE SER MUITO FORA DE MÃO
(JÁ ME SALVEI DE UMA ROUBADA FAZENDO ISTO)
|
CABOS DE COMANDOS QUEBRADOS
MUITAS VEZES ELES SE ROMPE E AI?,BOM TENHA SEMPRE COM A MOTO UNS QUEBRA GALHO ,SÃO UMA ESPESSEIS DE PARAFUSO FURADO QUE TRAVA CABOS DE AÇO
VENDIDO EM LOJAS DE PEÇAS
|
FAROL QUEIMADO
ACENDA O PISCAS PARA QUE SINALIZE SUA MOTOCICLETA NO ESCURO PARA EVITAR UMA COLISÃO OU ALGO PIOR.
|
LUBRIFICAÇÃO NUNCA DEIXE DE MANTER O MOTOR COM O NÍVEL DE ÓLEO OK.
POIS ELE E O SANGUE QUE LUBRIFICA TODOS COMPONENTES INTERNOS EVITANDO ATRITO DE FERRO COM FERRO
|
PROBLEMAS FREQÜENTES
*Problema: A moto está queimando óleo (soltando fumaça). Solução: É preciso fazer uma retífica de cilindro e trocar pistão, anéis, retentores de guia de válvula, juntas do motor e óleo, dentre outras coisas.
|
*Problema: A moto joga óleo pra fora através do tubo de respiro do motor. Solução: O nível de óleo pode estar acima do recomendável.Retire um pouco.
|
*Problema: A moto só dá seta e buzina depois de dada a partida e acelerada. Solução: Em 95% dos casos é a bateria fraca.Substitua.
|
SIGA NOSSAS DICAS
|
|
*Problema: As lâmpadas da seta não piscam, ficam acesas direto. Solução: Troque o relê da seta.
|
*Problema: A moto não pega de jeito nenhum. Solução: Verifique a vela e o cachimbo de vela. Observe também se a moto tem gasolina no tanque. Se o afogador está puxado, abaixe-o.
|
*Problema: O farol acende muito fraco. Solução: Algum fio arrebentado pode estar roubando a corrente de energia que vai para o farol, mas geralmente é um problema na bobina do farol.Tente sua substituição.Obs:em motos como a ML a partir de 85 e a Turuna a partir de 83 onde o motor é OHC, é muito difícil encontrar essa bobina nova, recomendando-se mandar enrolá-la novamente.
|
*Problema: A moto não pega de jeito nenhum. Solução: Verifique a vela e o cachimbo de vela. Observe também se a moto tem gasolina no tanque. Se o afogador está puxado, abaixe-o.
|
*Problema: A moto está falhando. Ao retirar a vela verifica-se que está encharcada. Porquê isso ocorre? Solução: Geralmente é má regulagem do carburador, influenciada pelas gasolinas adulteradas de hoje em dia.
|
*Problema: A moto está "engasgando" demais. Solução: Pode ser que esteja dando "falta", ou seja, pode estar com um giclê menor que o normal e a gasolina não está descendo corretamente.Experimente dar uma regulada na agulha do pistãozinho dentro do carburador.A torneira de gasolina pode estar com defeito, impedindo a descida da gasolina. Pode ser também sujeira no carburador.
|
|
|
|